domingo, 18 de setembro de 2016

Encontro Nacional de Amamentação

Ontem à tarde, realizou-se pelas 17:30h, o 4º Encontro Nacional de Amamentação que foi marcado pela cor azul em homenagem ao último desejo do pequeno Brain.

Pela primeira vez, Setúbal acolheu este encontro que contou com a presença de 7 famílias que partilharam as suas experiências em todas as áreas da maternidade, nomeadamente na amamentação, tipos de partos e evolução dos seus bebés. 

No decorrer do encontro, destacou-se a partilha de experiências de pais (homens). Estes referiram que a sua perspectiva é totalmente diferente da da mãe, pois eles apenas se apercebem que vão ser pais no ato do nascimento. A partir desse momento tudo muda e não são livros de instruções que nos vão ensinar a cuidar do nosso filho, pois os bebés são todos diferentes! - Refere o pai do Simão.  Com esta intervenção, não podemos deixar de frisar, a importância do papel do pai na família. O pai é um elemento fundamental para apoiar a mãe em todas as ocasiões, nomeadamente na área da amamentação.

Gostaríamos também de salientar que estiveram presentes no encontro 2 famílias que atualmente já não amamentam os seus filhos, por diversas razões, mas fizeram questão de frisar que sabem a importância da amamentação prolongada e promovem-na a familiares e amigos.

Outro tema muito debatido foi o parto domiciliar em meio aquático. Foram comentados os benefícios e os riscos deste tipo de parto, bem como quais os hospitais que poderiam vir a ter partos na água (na nossa zona eventualmente o Hospital Garcia de Orta). A mãe Carla, partilhou a sua experiência fantástica com o nascimento do seu terceiro filho em casa com a ajuda de uma Doula e uma parteira que deixou todas as famílias fascinadas. Esta mamã refere que um nascimento calmo e sereno faz a diferença na personalidade do bebé, bem como na maneira em que ele mais tarde vai ver a vida. 

Para terminar, deixamos o nosso agradecimento a todas as famílias presentes e ficamos à vossa espera nas aulas abertas gratuitas de yoga para bebés e pilates.


Sem comentários:

Enviar um comentário